Endometriose

O que vem a ser? Implantação de tecido endometrial fora da cavidade uterina (endometriose)   e  ou na parede da musculatura uterina (adenomiose)

Endométrio é a camada que reveste a cavidade uterina, dependente de estímulo hormonal estrogênico que ocorre mensalmente pelos ovários. Esta camada endometrial tem importantíssima função na presença de fecundação. Quando este não ocorre, teremos o declínio hormonal e ocorre a menstruação.

A endometriose é uma doença inflamatória crônica progressiva que se agrava a cada ciclo menstrual. Em alguns casos a disseminação destes focos de endometriose pode comprometer de maneira grave todos os órgãos pélvicos e até mesmo ultrapassar a cavidade abdominal e se instalar em região torácica.

Em quadros severos a dor pélvica é muito grande a ponto de comprometer a vida da mulher de maneira geral, incluindo pioras no período menstrual.

É necessário para tratamento levar a um quadro de baixa hormonal importante. Baixar os níveis de estrogênio é o objetivo para o tratamento, com isso teremos a diminuição ou resolução completa dos focos de endométrio implantados em regiões externas a cavidade uterina sem necessidade de recorrermos a cirurgias agressivas, ou seja, o tratamento pode ser realizado através de conduta conservadora.

O mais novo tratamento inclui  o uso do hormônio gestrinona um antiestrogênico, através de implantes subcutâneos por ser  a via mais eficaz  de tratamento pois através desta via os níveis são mantidos de forma contínua não havendo picos de subidas e descidas quando a via é vaginal. 

Faça o agendamento por telefone.
É fácil, rápido e seguro.